30 de mai. de 2014

Projeto - Viver Bem

Olá  amigas e amigos!!!
Final de semana chegando...mês terminando e vim participar do 1 Projeto por Mês da amiga Márcia, lá do blog: Poções de Arte , o mês foi corrido, muitas  coisas a serem feitas e queria colocar minha casa em ordem...estava precisando do meu cuidado...então para o artesanato não tive muito tempo, pois a meta principal após minha última consulta, foi literalmente tomar vergonha e aprender  a me alimentar.
Pensei...e  agora vou  ficar sem participar  do projeto da Márcia???
Claro que não...pois querer aprender a ter uma reeducação alimentar é um projeto que sempre tento, porém nunca consigo manter. Quem sabe agora, devido as circunstâncias em que me encontro, e por estar compartilhando com vocês, isso me dê mais forças...
E tudo começou quando ao ser pesada, meu médico oncologista me disse:
_ É Beatriz, hoje iria diminuir a  dose do seu remédio, mais você engordou 4 kg, e isso não será possível.

Sabe...quis sumir...pensei...Bia, ACORDA, está passando da hora de aprender a se alimentar...não adianta comer as verduras, legumes, frutas...e continuar a se empanturrar de besteiras e ir comendo tudo o que vê pela frente, mesmo sem ter fome... ACORDA MULHER!
E após cinco dias, já em minha casa, me  sento no sofá para comer uma maçã, ligo a TV, coisa que não faço a séculos e vou ver o programa da Ana Maria Braga, no momento o Dr. Dráusio Varela, falando sobre esse meu probleminha...quem não assistiu poderá ver aqui: Reportagem do Dr. Drauzio Varella no Mais Você.  Pronto, a ficha caiu definitivamente, ou aprendo a comer para viver mais, ou literalmente estou ferrada. Por questões de saúde e não tanto por estética, comecei então a controlar minha vontade de comer na hora errada e passei a ingerir apenas alimentos ditos saudáveis, porém em porções reduzidas e de três em três horas, como todos os  especialistas indicam. Sei que deveria procurar um nutricionista, mais sei também que não sou tão leiga em começar a passar fome nesse momento da minha vida. E  aqui algumas  fotos desse projeto que com as bençãos de Deus, durará por toda a vida...e que seja longa...rsrs Amém!!!

 Café da Manhã - 06:30
Antes de tudo tomo 250ml de água. Após a água, estou pronta para o café, nem sempre são as bolachas água e sal, se tiver bolo como uma fatia, ou uma unidade de outro tipo de quitanda(Pão de Queijo, Pão Integral, Biscoito, Broa, Torrada, Queijo). Porém o chá, não abro mão, todos os dias tomo apenas ele com adoçante.
 Lanche - 09:30
Momento da fruta, já tinha o costume de ter sempre frutas em casa, agora não pode faltar.
Como 01 unidade, sempre gosto de variar: Pera, Maçã, Banana, Laranja, Mexirica.
Lembrando que nesse momento, bebo  250 ml de água antes e depois de comer a fruta.
Almoço - 12:30
Nem todos os dias faço suco, procuro fazer umas 03 a 04 vezes por semana, uso adoçante  no lugar do açúcar. Esses sucos são ótimos para ajudar a manter o nível ideal dos neutrófilos.  Gosto de variar no sabor para não enjoar...cenoura, beterraba, inhame, espinafre, graviola, maracujá, maçã, couve,  hortelã, limão, são esses ingredientes que sempre  busco para fazer meu suco, tem dia que coloco alguns desses ingredientes, na semana de fazer o exame de sangue  procuro colocar um pedacinho de todos, pois me ajuda muito.
 As saladas não podem faltar, também sou boa para me alimentar e gosto de tudo, assim fica mega fácil variar nas saladas, que a cada dia procuro fazer de forma diferente e com novas verduras. Estou diminuindo no azeite, procuro temperar com sal, limão, orégano, cebola, cheiro verde. 
E o pratinho fica assim, um pedaço de frango ou peixe (fiz promessa e não como mais carnes vermelhas e nem seus derivados) com minha salada, se tiver legumes cozidos (beterraba, cenoura,  chuchu, inhame, berinjela, etc.) como uma porção. Tudo feito com o mínimo de óleo e/ou azeite. 
 Lanche da Tarde - 03:30
Meu café pretinho...amo!!! Sem  ele não consigo ficar, então nem tentei...e é com açúcar sim, pois café com adoçante ninguém merece. Nesse momento tomo 200 ml de leite, pois sei que não posso ficar sem. Quanto ao que comer, geralmente é o mesmo do café da manhã. Porém se fizer algo diferente, tipo estes pastéis, como sem culpa, no máximo duas unidades, conforme o tamanho. Estou assando na fritadeira que esposo me deu de presente, e que agradou toda a família, pois os alimentos saem crocantes e sequinhos realmente. Claro que se comer demais engorda, mais um ou dois dá para comer sem culpa e ser feliz!!! 
 Amo doce, minha perdição...mais Deus está me dando forças, os dias mais difíceis foram no início, hoje já nem sinto tanta falta, mais aprendi a fazer um bolo de banana que é tudo  de bom, coloco granola, farinha integral...fica ótimo e substitui o doce. Gelatina zero açúcar com creme de leite, também ajuda a passar a vontade do doce.
Exercícios - 06:30 
Por volta das 06:30 começo meus exercícios, faço em média  01:00 de dança ( 04 vezes ) por semana e 01:30 de caminhada ( 06 vezes ) por semana

Jantar - 09:00
Costumo comer sempre o mesmo do almoço. Por estar jantando já tarde, não faço mais nenhuma refeição.

Água, tomo em média 3 litros e meio por dia. 
Confesso que aprendi após começar meu tratamento e isso me ajuda por demais. 
Se já vi algum resultado???
Vi sim, já estou conseguindo caminhar mais rapidamente, meu corpo já não está dolorido e meus passos de dança estão mais legais...rsrsrs quase uma profissional...kkkkkk
E é isso, espero poder vir no próximo projeto mostrar algo legal e contar mais sobre esse meu projeto: Viver Bem!!!

ATENÇÃO!!!
Não saiam sem participar do nosso SORTEIO!!!
Leia o regulamento, participe e boa sorte!!!

Tudo de bom sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!

E essas amigas abaixo também estão participando, vem conhecê-las...vem!!!
Márcia Ruiz - Toalha americana infantil
Maria Carolina - Capas de Almofadas
Lucia Haddad - Porta Retratos & Arte Zentangle
Alessandra - Lembrancinhas de Batismo
Gélia Carvalho - Organizando a cozinha com acessórios
Jussara - Varal de Corações
Graça - Preservando Memórias
Eliane Vilela - Cesta em Croche Aramada
Cici - Coração de patchwork
Eliane Martins - Gatinho Cheirinho
Kaku - Festival de Flores
Mari Rodrigues - Banquinho Amarelo
Edimara Iszczuk - Boleira com decoupagem
Patricia - Porta Rolo de Papel com lata
Gabriela Barreto - Sandálias da Valentina
Patrícia Gonçalves - Forma de pão em floreira
Zizi Santos - Enfeite de Porta
Karen Kessler - Passarinho em Tecido
Ene - Decoração de Festa
Silvana - Tulipas
Beatriz - Viver Bem
Josye Duran - Bolsa Revestida ou Japonesa
Mônica - Necessaire

Pequenos Grandes Pensantes

24 comentários:

  1. Bia, tbm controlo a alimentacao, tbm gosto de doces e amo fazer bolos, biscoitos, mas como tudo com moderacao, nao me excedo mesmo! Caminho todos os dias , ja consigo caminhar por duas horas. Comecei bem devagar... Como o que quero , usando um prato de sobremesa, rsrsrs
    Esta dando certo!
    Estarei na torcida!!! E gostei da forma que vc reorganizou sua alimentacao. Agua nao pode faltar!!! Bjs e va em frente!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, adorei o seu projeto Viver Bem, afinal não podemos descuidar da saúde, pois sem ela não dá para aproveitar nada nesta vida. Gostei do seu passo a passo da alimentação, bem explicadinho e variado. Eu também adoro doces, pricipalmente chocolate, mas tive que diminuir, pois estava ficando viciada, agora só como de vez em quando e diminui um pouco a quantidade de comida, para poder algumas vezes comer umas besteirinhas :-)
    Boa sorte com o projeto saúde!
    Bjs!
    Ene

    ResponderExcluir
  3. Bia, não é mole emagrecer! Mas estás focada e vais conseguir, se é o que desejas mesmo!

    Boa sorte nesse proojeto de vida! beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  4. Olá, que bom que vc me achou, rs. Pois adorei vir aqui também. Eu sou fanática por doces e sou chocólatra, já viu né? Tenho que começar uma dieta pois colesterol alto... Vou voltar aqui com calma para ler seus posts, estou adorando...
    Bom final de semana, bjs

    ResponderExcluir
  5. Bia, que belo projeto! E super válido.
    Sabe, alimentação é como tudo na vida - é rotina e como vc disse, reeducação. Sua alimentação é boa, agora é só vc seguir os horários direitinho e vc vai ver como nunca mais vc descamba.
    Na casa da minha mãe, nunca fomos acostumadas à frituras, doces e refris. Tb, não tinha muita grana na época que éramos crianças, então os doces, eram os feitos em casa - bolos, tortas, mas tudo com moderação. Até hoje somos assim, mas houve uma época - faculdade e início de carreira - que descambei de um jeito que cheguei a secar e fica em estado crítico. Não teve jeito, comecei a comer nas horas certas. Até hoje, como de 3 em 3 horas, sempre e todo mundo fala: "nossa, vc come toda hora...", e eu sempre digo que o comer toda hora é se alimentar direito e não se empanturrar. Tb não curto muito açúcar nem adoçante, então café, leite, suco, chá é tudo in natura (eu, mãe e irmã somos assim), mas amo um doce, porém como pouco e controladamente.
    Te desejo sucesso e sei que esse projeto te renderá grandes resultados. Tenha fé em Deus e não desista!
    Abração esmagador.

    ResponderExcluir
  6. Olá Bia!!
    Amei a sua participação no projeto, como é importante termos uma alimentação saudável!!
    Eu também faço R.A, e iniciei por causa do sobrepeso, não sou gorda, por ser alta algumas pessoas até me consideram 'magra' rsss, mas tive sérios problemas de saúde que me obrigam a ter um peso mais saudável.
    Faço acompanhamento com um nutricionista, também sou apaixonada por doces, mas sempre busco receitas saudáveis e docinhas, algumas até publiquei no blog.
    Compartilhar a RA nos ajuda a focar no nosso objetivo, amei espero que você faça muitos posts como esse!!
    Ah! Também fiz o meu projeto desse mês!!
    Bjss
    totalmentecorderosa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Bia,
    Fico feliz por estar se cuidando e procurando se alimentar direito e de 3 em 3 horas. É isso mesmo, tem que cuidar de si para ficar bem e feliz. Tenho certeza que irá fazer direitinho tudo que propos.
    Beijos e boa sorte
    Adriana

    ResponderExcluir
  8. Estou precisando duma dieta assim.

    Costumo optar por passar um pouco de fome.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia!
    A reeducação alimentar é um passo muito importante para uma vida saudável, fico feliz por saber que você está cuidando da sua saúde, faz muito bem!
    Obrigada pelo recadinho lá no blog!
    Estou levando seu link!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns por cuidar da sua saúde. Quem sabe eu tomo coragem (ou vergonha) e faço a mesma coisa.
    Levando seu link.
    Abraços saudáveis procê.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Beatriz pelo iniciativa. Nós temos que procurar sempre viver melhor. Comecei a pouco tempo a fazer pilates e estou adorando. Só falta comer melhor, adooooro comer. Por que comer tão bom? Mas nada que não possa mudar. Beijos e um ótimo domingo Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  12. É isso aí, Bia! A dieta está bacana, os horários também. A gente não deve se privar muito, pois daí fica mais fácil cair em tentação. Eu me alimento basicamente como vc, mas preciso me exercitar e não tenho feito isso... :/ mea culpa!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adorei seu post...
    E ótimo Projeto!! Tbém estou precisando!!!!
    Dps do Nascimento do meu Filhote, acabei cuidando mais dele do q. de mim, kkkkk, normal né? E agora acho q. chegou a minha vez, vou me inspirar em vc...
    Tdo lindo, seus pratos...jogo americano...enfim, o cuidado em torno de tudo acaba ficando mto mais fácil cuidar da alimentação...continue firme...mês que vem com certeza vc trará muitas novidades....
    Já estou levando o seu link para atualizar...
    Lindo Domingo!
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir

  14. Olá Boa noite!
    Primeiro lugar, parabéns o blog aniversario, sucesso você merece. Sorteio está recheado e suas delicias deixam água na boca! Amiga, grata pela vista que adoro, desculpe a minha ausência, alguns fatores contribuem para a minha demorar nas visitas. Por exemplo a minha net, anda péssima, já tentei descobrir até santos protetores da net e não é que me enviarão KkkKk, período de provas, o reumatismo me atacando, com a idade só complica, cheguei a pensar em parar por um tempo com os blogs. Entro no face, mas quando está lenta nos blogs não consigo. Como não desisto fácil, e quando ela melhora, estou aqui,reúno forças, supero as dores na coluna e mesmo com o comentário colado passo para deixar o meu carinho e agradecimento.
    Deixo este pensamento de Vinícius de Moraes
    “Preencha o arco íris da sua alma com sua cor favorita,
    feche os olhos e sinta a batida da vida, sinta o ritmo do
    que transborda o teu sorriso, seja dona do seu próprio
    paraíso, feche os olhos e permita-se entrar no melhor
    lugar que existe dentro de você. Vinícius de Moraes “
    Abraços, fica na paz de Deus, uma linda noite e um amanhecer abençoado.

    ResponderExcluir
  15. Oiii querida amiguinha linda, que bênção saber que você está conseguindo... E... Que vergonha, eu não consegui ainda nem tentar, tenho colesterol alto, triglicérides alterado, e nenhuma dieta ou controle alimentar até agora.... Tá difìcil
    e para ajudar tomar água.ZERO... Me esqueço quando chega à noite lembro, se não tomar na hora em que me lembrei, esqueço de novo e passa batido por dias a fio. Que orgulho de você viu. Deus a abênçoe em tudo que fazes. Um belo final de tarde e beijinhos meu viu.

    ResponderExcluir
  16. Passei por aqui para te desejar um excelente mês de Junho!! Tudo de bom para ti!! Não te esqueças de visitar o meu cantinho!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  17. Todos nós guardamos na lembrança
    um momento bom com um amigo.
    Na memória as lembranças daqueles
    que souberam nos conquistar.
    Não se trocam as amizades, conservam-se os amigos
    para compartilhar as alegrias e possível tristezas .
    Meu carinho e agradecimento .
    uma abençoada semana beijos no coração.
    Carinhosamente..Evanir..

    ResponderExcluir
  18. Oi Bia
    estou precisando urgente de um projeto assim! sempre fui gordinha
    me alimento de coisas engordaites, (como diz a Ana Maria)
    suas dicas são preciosas, como a água por exemplo
    manter-se bem hidratada é o segredo
    agora, bem que você poderia nos passar sua receita de bolo de banana com granola, fiquei com vontade daqui!

    bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  19. Beatriz, sua participação no projeto é realmente incrível. É realmente importante cuidar da alimentação, seu post está inspirador.
    Parabéns! E que Deus te abençoe muito! Te desejo uma linda semana! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Bia, bom dia e boa semana!!!
    Muito bem, seu projeto é ótimo, alimentação saudável, necessária e difícil de cumprir, mas a persistência faz com que a rotina se torne um hábito.
    Por favor, faça uma postagem com a receita do seu bolo de banana!!! Parece delicioso e nutritivo, e sou apaixonada com bolo.
    Beijos, Priscilla!

    ResponderExcluir
  21. Poxa esse foi o projeto mais incrível que vi até agora, Boa sorte e continue perseverando.
    Um beijo grande da Eliane. A obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Oi BIa, eua doro me alimentar bem, mas confesso que peco nos pães e doces na verdade principalmente sorvete, esta semana eu não fiz bolo no find, pois tinha feito na segunda, para dar uma equilibrada, tb tomo suco verde, nossa eu acheiq ue bebia bastante água pq tomo 2/2,5l vc toma tudo isso! eu vivo no banheiro se tomar este tanto vou ter que trabalhar la rsrs.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  23. Olá menina,
    gostei muito desse seu projeto, e a sua força de vontade...estou tentando emagrecer, mas também quero comer "direito", já que sou muito desregulada,rs, porém consegui perder 8 kilos, e em maio mantive esse peso, vou seguir suas dicas para quem sabe perder mais um pouquinho de forma saudável agora em junho.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  24. Ola BIa puxa super post inspirador! Ja deu o primeiro passo, agora eh ir em frente. com certeza vai conseguir. Bjssss

    ResponderExcluir

░░░(¯`:´¯)░Obrigada por
░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰Participar e
░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Volte Sempre!
░░(_.•´/\`•._)(¯ `•.\/.•´¯) Siga o blog
░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Deixe seu comentário
░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/\`•._) Terei o maior prazer em
░(¯ `•.\/.•´¯)░░(_.:._). responder
░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Deixe seu blog e email
░░(_.•´/\`•._)░░ Para que possa
░░░(_.:._)░░░░░ retribuir a visita.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Bjokas...da Bia!!!

Pinterest

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Cursos 24 Horas - Cursos Online

Visualizações