Sejam Sempre Bem Vindos!!!

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11/07/2012

Parlendas Como Trabalhar Passo a Passo

PARLENDAS
Para se iniciar um trabalho com a parlenda, você deverá seguir alguns passos importantes:
_ Confecção de Cartazes:
  • Confeccionar cartazes com a parlenda escrita em letra de imprensa maiúscula;
  • Fazer um cartaz onde algumas palavras da parlenda possam ser substituídas por desenhos.

_ Criações de Fichas:
  • Criar fichas com as palavras da parlenda ( em letra imprensa maiúscula).
  • Fichas com frases da parlenda.
  • Fichas com os desenhos que representam as palavras da parlenda, etc...
SUGESTÃO
Parlenda:

Atividade 1:
  • Organize a sala para a leitura do texto (pode ser em círculo, em U ou como preferi, deixando os alunos à vontade). Utilizar também o cartaz ou o quadro mesmo.
  • Mostre o 1º cartaz da parlenda escrita com letra de imprensa maiúscula.
  • Leia a parlenda pausadamente, passando o dedo sobre as palavras.
  • Repita a leitura até que os alunos se familiarizem com as palavras e consigam repeti-las sozinhos.
  • Peça que os alunos leiam a quadrinha, vá passando o dedo em cima das palavras e mostrando que a leitura se faz da esquerda para a direita e de cima para baixo.
  • Peça que cada aluno também leia a parlenda individualmente com suas orientações como na leitura coletiva ( do cartaz ou do quadro ou entregar o texto).
  • Faça a exploração oral da parlenda com questões de compreensão:
A- Quem matou o sapo?
B- Aonde o sapo foi morto?
C- Usaram o que para matar o sapo?
Estas sugestões podem ser alteradas de acordo com o nível de desenvolvimento da turma desde que seja mantida a proposta.
Estas atividades devem ser trabalhadas de acordo com a sequência proposta para que o aprendizado aconteça. Ela deve ser trabalhada principalmente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizado e compreensão da língua escrita.

Atividade 2:
  • Mostre o 1º cartaz da parlenda e leia-o com os alunos.
  • Peça que os alunos identifiquem a primeira e última palavra da parlenda, colorindo-as.
  • Circule na parlenda a palavra SAPO.
  • Desenhe o sapo, ou faça dobradura, pintura, recorte, etc...
Pequenos Grandes Pensantes
Atividade 3:
Distribua o texto (parlenda) para cada aluno e peça que eles pintem de lápis de cor os espaços em branco, levando-os a perceber que em cada espaço temos uma nova palavra.
  • Peça que eles contem o número de palavras encontradas na 1º linha da parlenda, em seguida repita a atividade com as demais linhas.
  • Mostre que existem palavras com poucas letras (Lá, na, rua, e, a, um, com, do, eu) ressaltando que elas são palavras.
  • Peça para eles circularem a palavra SAPO na parlenda e que contem o número de letras dessa palavra.
A- Quantas letras tem?
B- Qual é a letra inicial?
C- Qual é a letra final?
  • Em seguida, peça que eles circulem de determinada cor as palavras com 2 letras, de outra cora as palavras com 3 letras e assim por diante.
  • Pergunte aos alunos se nessa parlenda aparece alguma palavra repetida, se aparecer, peça que eles sublinhem elas.
Atividade 4:
  • Disponibilize o alfabeto móvel com várias letras para os alunos e peça que eles montem a palavra SAPO.
Agora, peça que vejam a figura do sapo e depois organize as letras para formar o nome da figura:
  • Agora organize os alunos em grupos e disponha fichas com as frases da parlenda e peça aos alunos que as organizem de maneira correta. Ex.: ( Lá na rua vinte e quatro/ A mulher matou um sapo).
  • Para a atividade anterior utilize as fichas com letras de imprensa maiúscula, como no 1º cartaz.
Atividade 5:
  • Faça um quadro onde em uma coluna ficará as palavras da parlenda na outra coluna o número de letras.
  • Peça para que os alunos completem o quadro.
Atividade 6:
  • Apresente o 2º cartaz (com desenhos no lugar de palavras).
  • Peça que os alunos comparem o 1º cartaz (letra de imprensa maiúscula ) com o 2º (desenhos).
  • Peça que os alunos observem os dois cartazes e expliquem as diferenças do 1º com o 2º cartaz.
  • Aponte cada dsenho e peça que os alunos digam o nome do desenho.
  • Em seguida, disponha as fichas e peça que eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.
Atividade 7:
  • Disponibilize o alfabeto disposto em um cartaz e em ordem (de preferência que seja na altura dos olhos dos alunos, escrito em cor vermelha, letra de imprensa maiúscula e não coloque desenhos para representar letras, pois não é recomendável).
  • Ofereça o alfabeto impresso em folha para cada aluno e um alfabeto móvel.
  • Apresente letra por letra (não precisa ser em ordem alfabética) e teste os conhecimentos prévios de seus alunos.
  • Aponte no cartaz a letra e diga seu nome, depois peça que os alunos identifique-a em seu alfabeto móvel e repita seu nome.
  • Diga uma letra, sem utilizar o cartaz e peça que os alunos identifique-a no alfabeto móvel, depois repita a atividade com cada aluno.
  • Apontar letras como: S, P, M, L, H, T, E, C, A, O, D, N, U, R.
  • Em seguida, ditar novamente cada letra até formar a palavra e perguntar: "Qual palavra da parlenda formamos?"
SAPO
  • Peça para que os alunos identifiquem na parlenda todas as palavras que iniciam com a letra "S", colorindo-as ou que tenham a letra "S" no meio da palavra, colorindo-as de outra cor.
  • Utilize o 2º cartaz e peça para que os alunos escrevam as palavras referentes aos desenhos da parlenda, utilizando o alfabeto móvel.
Disponibilize jornais e revistas para que eles encontrem, recortem e colem palavras com a letra "S" no início.
Atividade 8:
  • Utilize novamente o cartaz da parlenda.
  • Escolher uma palavra da parlenda.
  • Fale-a pausadamente, silabando e pergunte aos alunos: Quantos pedacinhos tem essa palavra? Quantas vezes abrimos a boca pra falar? Bata palmas para cada sílaba, explicando aos alunos que sílaba e pedaço são a mesma coisa.
  • Repita o mesmo procedimento com cada palavra da parlenda (utilize as fichas com as palavras).
  • Distribua a parlenda novamente e peça que cada aluno: pinte de vermelho as palavras com 1 sílaba, de azul as palavras com 2 sílabas, de verde as palavras com 3 sílabas e de amarelo as palavras com 4 sílabas.
  • Aproveite os nomes dos alunos da sala (primeiro nome apenas) para trabalhar a consciência silábica, fazendo "Listas de Nomes".
  • Faça um novo quadro agora contendo em uma coluna as palavras da parlenda, em outra coluna o número de letras e na terceira e última coluna o número de sílabas. Depois peça para os alunos completarem.
  • Você pode fazer também tabelas como este quadro de nome dos alunos e/ou pedir para recortar de revistas e jornais, palavras e separar o número de letras e de sílabas como na atividade anterior.
Atividade 9:
  • Sílaba Inicial: Escolher uma palavra da parlenda. Ex.: SAPATO.
  • Pedir para os alunos identificarem o 1º pedaço (sílaba) da palavra e sublinhar: SAPATO.
  • Peça que os alunos ditem outras palavras com a mesma sílaba inicial "SA": SAPO, SAL, SALAME, SACO.
  • Pedir que os alunos ditem outras palavras que tenham o mesmo som e repetir com as outras palavras da quadrinha, sempre iniciando com o padrão silábico mais simples, sílabas canônicas.
  • Faça uma "Lista" no quadro com as palavras que eles ditaram e peça que copiem.
  • Sílaba final (rimas): Utilizando a parlenda escolha outra palavra e faça um traço nas palavras que rimam:
extremeceu/morreu;
  • Verifique o que os alunos sabem que essas palavras têm em comum, ou seja, terminam iguais, ou combinam. Explique a eles que essas combinações são as Rimas.
Faça uma "lista" de palavras que rimam com SAPO, ditadas pelos alunos: guardanapo, trapo, guapo,...
Atividade 10:
  • Selecione uma palavra da parlenda e escreva-a no quadro.
  • Separe-a em sílabas e depois as letras de cada sílaba para que os alunos percebam que nem sempre as sílabas são formadas por C+V, podendo ocorrer sílabas com V+C ou C+V+C (C=consoante; V=vogal).
  • Chame a atenção dos alunos para os sons de cada sílaba das palavras.
  • Repita a atividade com as outras palavras da parlenda.

Atividade 11:
  • Ditado das palavras da parlenda para que as crianças as transcreva da forma que conseguem levando em consideração a construção do conhecimento individual de cada aluno.
Clique AQUI e veja parlendas, versos, músicas de A a Z.
AGORA ESTAMOS COM DOMÍNIO PRÓPRIO: www.pequenosgrandespensantes.com.br 

Imagem do Google

5 comentários:

  1. Muito bem explicado, ótima dica!

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  2. ei eu to tentando faze uma pesquisa que a escola mando tem de coloca varias parlendas no caderno eu pensei que isso tivesse cheio de parlendas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida Luna Aguiar!!!
      Fico imensamente feliz com sua visita em meu blog.
      Esta postagem está direcionada aos profissionais da educação, mostrando a forma ideal de repassar aos alunos a parlenda.
      Mas você não precisa ficar tristinha, tenho um post onde publiquei parlendas de A a Z, aqui mesmo no blog, basta acessar esse link:
      http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/2012/07/parlendas-e-versos-de-a-z-para-educacao.html
      Bons trabalhos!!!
      Precisando estarei sempre a disposição.
      Bjokas...da Bia!!!

      Excluir
  3. Gostei,amanhã vou passar para os meus alunos.
    ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!

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