.

.

18 de fev de 2015

Projeto: Esquema Corporal

Esquema corporal

O esquema corporal consiste no conhecimento que a criança tem do próprio corpo.
Os movimentos do corpo se integram no espaço e no tempo. Portanto, as atividades de esquema corporal devem ser exploradas em conjunto com as de coordenação viso motora e de orientação espacial e temporal.

O esquema corporal resulta das experiências que possuímos provenientes do corpo e das sensações que experimentamos. Não é um conceito aprendido e que depende de treinamento. Ele se organiza pela experiencia do corpo da criança. É uma construção mental que a criança realiza gradualmente, de acordo com o uso que faz de seu corpo. Segundo Le Boulch (1981, p. 74), o esquema corporal é dividido em etapas. 


1ª Etapa: corpo vivido (até 3 anos de idade): corresponde à fase de inteligência sensório motora de Piaget. O bebê sente o meio ambiente como fazendo parte dele mesmo. À medida que cresce, com um maior amadurecimento de seu sistema nervoso, vai ampliando suas experiências e passa, pouco a pouco a diferenciar de seu meio ambiente. Nesse período a criança tem uma necessidade muito grande de movimentação e através desta vai enriquecendo a experiência subjetiva de seu corpo e ampliando a sua experiência motora. Suas atividades iniciais são espontâneas. 

2ª Etapa: corpo percebido ou descoberto (3 a 7 anos): corresponde à organização do esquema corporal devido à maturação da "função de interiorização" que é definida como a possibilidade de deslocar sua atenção do meio ambiente para seu próprio corpo, a fim de levar à tomada de consciência. 

A função de interiorização permite a passagem do ajustamento espontâneo, a um ajustamento controlado que, propicia um maior domínio do corpo, culminando em uma maior dissociação dos movimentos voluntários. A criança, com isso, passa a aperfeiçoar e refinar seus movimentos adquirindo uma maior coordenação dentro de um espaço e tempo determinado. Descobre sua dominância e, com ela, seu eixo corporal. 

O corpo passa a ser um ponto de referência para se situar e situar os objetos em seu espaço e tempo. Neste momento assimila conceitos como embaixo, acima, direita, esquerda e adquire também noções temporais como a duração dos intervalos de tempo e de ordem e sucessão, isto é, primeiro e último. 

No final dessa fase, a criança pode ser caracterizada como pré-operatória, porque está submetida à percepção num espaço em parte representado, mas ainda centralizado sobre o próprio corpo. 

3ª Etapa: corpo representado (7 a 12 anos): nesta etapa observa-se a estruturação do esquema corporal. No início desta fase a representação mental da imagem do corpo consiste numa simples imagem reprodutora e é uma imagem de corpo estática. A criança só dispõe de uma imagem mental do corpo em movimento a partir de 10/12 anos, significando que atingiu uma representação mental de uma sucessão motora, com a introdução do fator temporal. 

Sua imagem do corpo passa a ser antecipatória, e não mais somente reprodutora, revelando um verdadeiro trabalho mental devido à evolução das funções cognitivas correspondentes ao estágio preconizado por Piaget de operações concretas. 

Os pontos de referência não estão mais centrados no corpo próprio, mas são exteriores ao sujeito, podendo ele mesmo criar os pontos de referência que irão orientá-lo.

Objetivos

  • Identificar as partes que compõem o corpo como um todo e observar cada parte isoladamente.
  • Tomar consciência de si, de seus semelhantes e do meio em que vive.
  • Coordenar o domínio do campo visual com a motricidade das partes do corpo.

1º Momento: Linguagem musical e expressão corporal


# Cantar músicas diversas que mencione partes do corpo
  • Cabeça, ombro, joelho e pé...(Xuxa)
  • Fui ao mercado (Formiguinha)
  • Boneca de Lata (Eliana)
No site da amiga Eliane, você encontrará uma grande lista com várias músicas para serem trabalhadas ajudando a desenvolver o esquema corporal das crianças, acesse: Músicas Esquema Corporal - Sugestão de Atividades Escolar.

2º Momento: Hora da Leitura/Desenvolvimento da linguagem

Livro: Pedrinho , Cadê você?

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes


Pequenos Grandes Pensantes








  


  •  Explorar bastante as imagens do livro;
  • Instigar as crianças a interagir com 
história, mostrando as partes do corpo.
  • Encorajar as descobertas das crianças.
3º Momento: Identidade e autonomia.

  • Cantar música que mencione o nome de cada criança.

De abóbora faz melão (Bia Bedran)

De abóbora faz melão
De melão faz melancia (bis)
Faz doce, Sinhá, faz doce, Sinhá
Faz doce, Sinhá Maria(bis)
Quem quiser aprender a dançar
Vai na casa da Maria (bis)
Ela pula,
ela roda,
Ela faz requebradinha (bis)
  • Encorajar a participação das crianças...pulando...rodando...fazendo requebradinha.

 Atividade com espelho


Utilizar um espelho para que a criança observe a si mesma.
  • Faça caretas
  • Observe a si própria e aos colegas
  • Veja sua imagem refletida no espelho .

4º Momento: Exploração do ambiente e matemática

  • Contar os coleguinhas
  • Quantas meninas?
  • Quantos meninos?
  • Contar partes do corpo.
Passear ao ar livre cantando...
Vamos passear na floresta enquanto seu lobo não vem...


5º Momento:

Contorno corpo...

  • Fazer o contorno do corpo de uma criança.
  • Colocar olhos, boca, cabelos, nariz, orelha...
  • Observar os detalhes do corpo no cartaz
  • Afixar o cartaz na sala de aula, para ser observado diariamente.


6º Momento: Desafios corporais

  • Brincar de serra, serra, serrador

Como brincar...


Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando: 

“Serra, serra, serrador 
 Serra o papo do vovô! 
Quantas tábuas já serrou? 
Uma, duas, três!” 

Dica: quando chegar ao "três", faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto.

No parquinho: Brincar diariamente no escorregador, túnel, balanços, cavalinhos...etc

Nas aulas de educação física: Desenvolver atividades de subir, descer, pular, rolar, imitar bichos, pular com um pé só, correr, arrastar, dar cambalhotas, etc.,



Avaliação: Avaliar se todas as crianças reconhecem as partes básicas(externas) do corpo humano, se participam das atividades...ou se tem algumas com medo ou que ficam muito tímida. 
Na escola em que trabalho, as professoras dos primeiros períodos desenvolveram um lindo caderno no decorrer do ano. Além de todas as dicas aqui registradas, elas iam fazendo trabalhinhos e registrando o desenho corporal de cada criança, mensalmente. Vejam nas fotos abaixo, o trabalho de uma das alunas e como ela melhorou o desenho corporal do mês de fevereiro até novembro. Esse caderno foi feito pela professora e amiga Maria Luísa, do Pré Escolar Municipal "Cantinho do Saber". As demais professoras, registram mensalmente o desenho que a criança faz do próprio corpo, e notamos um grande avanço ao final do ano, após trabalharmos com músicas, brincadeiras, enfim com todas as dicas citadas anteriormente.

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Pequenos Grandes Pensantes

Espero que o Projeto: Esquema Corporal seja muito útil no seu ano letivo!!!
Que Deus continue a nos abençoar sempre!!!
Bjokas...da Bia!!!

Pequenos Grandes Pensantes

6 comentários:

  1. Oi querida amei seu blog.e obrigada pela visita.visite a pagina Sugestão de Atividades no facebook.é só digitar Sugestão de Atividades e curtir. Abraços....

    ResponderExcluir
  2. Para mim é um encanto observar esse desenvolvimento que você descreve (com referências a Piaget) nos desenhos que as crianças fazem durante essas etapas do desenvolvimento. Essas etapas ficam perceptíveis graficamente. Adoro! Abraços, Beatriz.

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora Beatriz!

    Gostei muito de sua iniciativa "Blog Pequenos Grandes Presentes". Seu trabalho é precioso e possibilita um futuro melhor para que os pequenos sejam grandes no amanhã.

    Obrigada por visitar o Blog do Projeto AJO Ambiental e deixar seu recadinho carinhoso.

    Bjs
    Odete

    ResponderExcluir
  4. Que projeto interessante!
    Sucesso,amiga!
    Lindo demais, lembrei de algumas músicas rsrsrs
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  5. Oi querida.
    Como estás?
    Vim matar a saudade e deixar meu carinho.
    Beijinh♥
    Raquel Fraga
    ateliedemimosdaquelsfs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Tudo bem com você?
    Lindo seu projeto, sua aula, interessante demais.
    Aparece.
    Abraços
    Estael
    www.atelieprovence.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

░░░(¯`:´¯)░Obrigada por
░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰Participar e
░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Volte Sempre!
░░(_.•´/\`•._)(¯ `•.\/.•´¯) Siga o blog
░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Deixe seu comentário
░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/\`•._) Terei o maior prazer em
░(¯ `•.\/.•´¯)░░(_.:._). responder
░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Deixe seu blog e email
░░(_.•´/\`•._)░░ Para que possa
░░░(_.:._)░░░░░ retribuir a visita.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Bjokas...da Bia!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Visualizações