5 de jan. de 2013

Folia De Reis

Imagem do Google


Na sede da fazenda do seu José, os preparativos para a festança já estavam bem adiantados. Dia de Reis estava chegando e os amigos do seu José chegaram na sede para se organizarem e saírem com a Folia de Reis. Quando o sol se pôs a turma toda já estava vestida como mandava o costume, cantaram a música que representava o nascimento do Menino Jesus e sairam para passar a noite toda cantando nas casas próximas da fazenda. Ao raiar do sol, continuavam a cantar músicas que representavam a história do Menino Jesus desde o seu nascimento até a sua ressurreição. Esse momento era chamado de "fazer dia", pois além de cantar passavam o dia a comer e beber nas casas que os recebiam, após as refeições que recebiam em cada casa eles sempre cantavam o Bendito da Mesa, música religiosa que agradece a alimentação recebida . A turma do seu José saia com a folia todo dia 1º do mês de janeiro e andava todas as noites e dias até o dia seis que é o dia oficial do dia de reis. No dia oficial, era o dia da grande festa, aonde se entregava a folia na sede da fazenda que se deu início a folia. Todas as pessoas que participavam da cantoria durante os cinco dias estavam presentes no dia da entrega da folia. Essas pessoas ajudavam com a festa, pois faziam doação de alimentos e/ou dinheiro para a realização da festa final, era o que costumavam ganhar como "esmola" no período das andanças. A festa era muito bonita, a mesa era farta com muita comida típica da região, como por exemplo: arroz, tutu, frango caipira, leitão assado. Na hora do café a mesa continuava farta com muita peta ( biscoito de polvilho) e mané pelado (bolo de doce feito de crueira de mandioca ralada). A bebida típica era a legítima cachaça feita no próprio alambique do seu José. No momento da entrega da folia cantavam todas as músicas que falavam desde o nascimento até a ressurreição de Jesus. Após a entrega da folia todos os foliões paravam com as cantigas religiosas e começavam o tradicional forró sertanejo, aonde tocavam e o povo dançava  até o sol raiar comemorando-se assim o Dia de Reis.
Autora: Beatrizcsp

AGORA ESTAMOS COM DOMÍNIO PRÓPRIO: www.pequenosgrandespensantes.com.br 
Imagem do Google


11 comentários:

  1. Moro no interior e quando eu era criança tinha muitas folias de Reis. Lembro que minha vó sempre as recebia em casa e pedia que beijássemos a bandeira. Hoje em dia não só aqui mas em muitos lugares esta tradição foi se acabando. Uma pena. Seu post me deu saudades daquele tempo. Bom final de semana. Bjs.

    Jussara
    http://caminhandonaarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Essas coisas s~]ao legais de ver, assistir e entender. Lindo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá Multiplicador(a), Feliz 2013 de muitas coisas boas pra você e sua família!

    Nossa postagem mais recente trás um resumo de 2012, citando os TOP10: quem mais enviou visitas; as postagens mais visualizadas e quem mais comentou no E.M.. E ainda algumas informações úteis à parceria. Veja se seu nome e/ou seu blog estão nas listas. Não deixe de ler, é muito importante!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/01/em-2013-os-educadores-escrevem-historia.html

    Em 2013 teremos boas novidades para os Educadores Multiplicadores. Mas para que elas aconteçam, verdadeiramente, sua participação é fundamental.

    Já somos mais de 100 Multiplicadores e vai continuar aumentando de maneira saudável. Pensando nesse crescimento e agilidade na comunicação entre o E.M. e os parceiros, estamos solicitando que entre em contato conosco pela aba de @contatos do E.M. ou do Marquecomx e nos envie:

    E-mail, nome de seu blog cadastrado e link do mesmo.

    Com isto iremos criar uma lista de e-mails e blogs (não iremos publicar sue e-mail no blog, de forma alguma). Servirá exclusivamente para facilitar/agilizar e muito a nossa comunicação, sobrando tempo para as atualizações no E.M. necessárias pra dinamizar a interação entre todos.

    Fico grato pela colaboração e compreensão. Muito obrigado,

    Irivan Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. Querida Bia, Felices Reis!!
    Qeu traigan a voce: saude, amor e mucha alegria en sua vida! Sou feliz de verte. Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz querida

    Adorei mais esse texto, explicando direitinho, como é a folia de Reis.

    Acho linda essa tradição.

    beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir
  6. Bia,
    Adorei o seu texto. Hoje fui a missa e é comemorado o dia da Epifania do Senhor e o evangelho é sobre os reis magos. E aqui no NE é bem comum a festa do Reisado, mas nunca vi uma. Capital não tem dessas coisas.
    beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. Oi linda,que bom que ajudei!

    www.pinkwomanfashion.com

    conhece meu canal? Tem video novo lá!
    www.youtube.com/ursulapinkwoman

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia aki na minah cidade tbm tem a folia de REis, eu não aprticipo mas ouço muitas histórias.
    Uma semana linda e abençoada amiga!!!

    ResponderExcluir
  9. eu nao sei se folia de reis é o mesmo que congada, mas as músicas devem ser parecidas. São interessantes formas de preservar as tradições religiosas
    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  10. Fico sempre muito feliz com sua visita ao meu cantinho... obrigada pelo carinho... abraços

    ResponderExcluir
  11. Beatriz,adorei receber a sua visita ao meu blog www.klickhistoria.com.br
    Adorei o seu blog e penso que ele deve contribuir muito com a Educação.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

░░░(¯`:´¯)░Obrigada por
░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰Participar e
░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Volte Sempre!
░░(_.•´/\`•._)(¯ `•.\/.•´¯) Siga o blog
░░░ (_.:._).░(¯ `•.(۞).•´¯) Deixe seu comentário
░░░(¯`:´¯)░░(_.•´/\`•._) Terei o maior prazer em
░(¯ `•.\/.•´¯)░░(_.:._). responder
░(¯ `•.(۞).•´¯)░░░░ Deixe seu blog e email
░░(_.•´/\`•._)░░ Para que possa
░░░(_.:._)░░░░░ retribuir a visita.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Bjokas...da Bia!!!

Pinterest

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Cursos 24 Horas - Cursos Online

Visualizações