12 de ago. de 2014

Projeto: Recorte com tesoura na pré-escola.

Olá amigas e amigos!!!
Por aqui tudo indo muito bem  com as graças de Deus, e que ele nos abençoe sempre!!!
Obrigada de coração aos comentários sempre gentis, de fé e amizade que recebo, dentro do possível vou colocando as visitas em dia...pois posso até demorar, mais com certeza retribuo os comentários, com muito carinho e alegria. Hoje venho compartilhar um projeto especial, sobre recorte na pré-escola. Então já adianto que o post é longo e direcionado especialmente aos profissionais dessa área. Espero que ajude, para quem tem crianças pequenas, também vale conferir a forma correta de iniciarmos os recortes, que começaremos manualmente, até chegarmos ao uso da tesoura. Vamos iniciar!!!

1- Introdução:

A criança normal se serve de suas mãos desde muito cedo para realizar aprendizagens progressivas: jogar, comer, vestir-se. Estes atos fazem parte da atividade espontânea diária, que aprende sem dificuldades.
A educação sistemática da coordenação dinâmica manual que leva implícita em si o exercício viso-motriz, supõe o conhecimento de sua organização e dos esquemas evolutivos da mesma. De acordo com isto se fará a metodização das dificuldades, que em forma progressiva, se oferecerão à criança de 4 e 6 anos, a se esta possui uma boa integração intelectual e motriz pode-se assim, exigir de seu potencial motor o máximo de rendimento.
Há uma necessidade de a criança efetuar exercícios viso-motores ordenados de acordo com as etapas do desenvolvimento de coordenação dinâmica manual, porque através destes exercícios ela chegará sem dificuldades a obter precisão necessária para conseguir o domínio do lápis na escrita e a acuidade na percepção visual, necessária para a aprendizagem da leitura.
É preciso observar que a criança aos 5 anos já adquiriu uma básica precisão de movimentos através de exercícios e jogos que contribuem para educar o movimento dos grandes músculos e obter a flexibilidade e precisão dos mesmos.

2- Atividades de coordenação viso-motora e dinâmica manual:

A- Recortes sem tesoura, rasgados de papel:

É uma atividade que tem valor múltiplo. Exige movimentos de pequena amplitude que são exclusivamente digitais, intervindo os dedos  polegar e indicador. É uma tarefa complementar dos movimentos preensores aperfeiçoados, que a criança realiza nos exercícios prévios de manipulação.
É favorável às crianças hipo (abaixo) e hipertônicas ( acima acelerado), já que a delicadeza do movimento de rasgar o papel e a sucessiva diminuição no tamanho que deve conseguir, até realizar pequenos mosaicos irregulares, exige um equilíbrio nos movimentos do pequenos deslocamento que é benéfico a criança.

1- Exercícios livre do recorte a dedo:

Rasgado correto do papel: os exercícios iniciais possuem marcada prevalência de movimentos digitais puros: a criança deve rasgar o papel prestando atenção só a seu tamanho e à forma de rasgá-lo com pequenos movimentos de caráter bimanual, que devem estar bem equilibrados. É um exercício psicomotor complementar da modelagem da bolinha, porque em ambas as tarefas é preciso efetuar um cálculo do gasto de força muscular e dosá-la para que o resultado seja correto; são duas atividades que medem e regulam a impulsividade do gesto.
O rasgado deve obedecer a uma sequência, sendo que ela só será atingida se a criança tiver liberdade para o movimento, se houver uma aplicação do trabalho em confecção de saias, enfeites para mural e outras atividades de acordo com a criatividade da professora.
Deve-se mostrar às crianças a posição de pinça com o dedo indicador e o polegar e usar o papel de jornal ou revista de textura semelhante, com cores diversas que não ofereçam resistência ao rasgar.
Utilizar a expressão "papel picado" e explicar a finalidade do trabalho para que a criança valorize a sua preparação para a escrita e leitura.
Sequência:
a) Em tiras
b) Em pedaços grandes
c) Em pedaços pequenos

2- Exercícios de colagem:

A complexidade dos lineamentos seguintes exigem que se coordenem bem os movimentos de ambas as mãos, não só nos movimentos puros, mas também nos exercícios de colagem, onde a criança enfrenta novas experiências constituídas pelo manejo simultâneo de vários elementos: papel, pincel e cola. O mosaico se converte nestas atividades, por meio de aplicação sobre objetos, em um verdadeiro exercício de manipulação que ajudará a obter maior precisão nos gestos.
Atividades: passar cola na superfície de uma folha de tamanho ofício e colar sobre ela os pedaços de papel.
a) Colar pedaços grandes - a coordenação viso-motora é atingida quando não sobra papel picado para fora do papel ofício e não há colagem de um pedaço sobre o outro.
b) Graduar o tamanho em sentido decrescente até colar papaizinhos.
c) Cobrir a tampa de uma caixa, tampa de vidro, uma caixa inteira externamente com pedaços menores.


d) Colar papel com limite superior marcado - nesta fase e nas outras que se seguem nas quais se combina sempre o papel picado com passar cola e colagem já sobre desenhos que ofereçam dificuldades crescentes, existe uma maior complexidade, pois às características anteriores se acrescenta uma agudeza na coordenação viso-motora que é exigida pela limitação que impõem os contornos do desenho e a dupla tarefa de passar cola e colar. Desta forma se provoca o dinamismo manual em todos os seus aspectos: como exercício de dissociação digital e equilíbrio nos movimentos manuais durante a operação de rasgar e como exercício de inibição e precisão de movimentos no passar cola e colar.

Nuvens de papel picado, traços marcado pela professora.

e) Cobrir a parte inferior de uma cena que contenha elementos simples em seu limite superior;

Desenho da própria criança, risco de lápis no meio da folha, feito pela professora, colagem de papel picado representando o chão.

f) Colar papel marcando o lugar em que deve ser colado (pedaços pequenos ) completando alguma cena. Ex.: maçãs de uma árvore.


g) Colar papel em superfícies geométricas puras - nestes exercícios finais a coordenação viso-motora se aguça ao máximo exigindo grande precisão já que o papel será colado diretamente sobre formas desenhadas.


Cobrir superfícies de tamanhos médios de contornos irregulares simples.
Cobrir silhuetas de contornos irregulares de complexidade crescente. Ex.: peixes, pássaros, coelhinho da Páscoa ou outro desenho de acordo com a Unidade de estudo.

h) Recortar a dedo linhas retas desenhadas.
Ex.: Cerdas de escova.


i) Recortar a dedo:
1- linhas curvas suaves.
2- linhas curvas pronunciadas.
3- linhas quebradas.
4- linhas mistas de contornos simples.
5- estas linhas serão exercitadas separadamente e logo, poderão integrar-se em desenhos ou cenas.


6- recorte a dedo de silhuetas de contornos simples.

Observação: Fazer esses desenhos grandes na folha de ofício ( papel sulfite).


Estes exercícios podem ser desenvolvidos integralmente nas etapas correspondentes a 4 e 5 anos de idade motriz. 
É muito importante que se utilize sempre o picado em confecção de murais, painéis, cartazes, cartões de Páscoa, Dia das Mães ou outro material, dentro do que está sendo estudado. Pode-se usar diferentes tipos de papel, completar com elementos diversos como pedaços de folhas, pétalas de flores, raspa de ponta de lápis, etc.
É também muito importante o valor que se dá ao trabalho da criança. Não espere e nem exija "obras de arte", pois estamos desenvolvendo a sua coordenação viso-motora, preparando-a para a escrita e a leitura, e não formando artistas. O bloqueio que ela sofrer ao ver depreciado seu trabalho irá influir no seu progresso. Variar bem as atividades, realizá-las na sequência certa, fornecer material e ambiente adequados e valorizar são requisitos básicos para este trabalho.

B) Recorte Com Tesoura.

1- Introdução:
Esta é uma atividade de caráter essencialmente dinâmico, com movimentos bimanuais de amplitude variável, que põem em jogo e desenvolvem ao máximo a coordenação viso-motriz delicada. Depende, esta atividade, de maturidade perceptiva, acuidade visual e atenção estabilizada.

2- Passos:
_ Pressão correta da tesoura:  é importante mostrar à criança que o ato preensor se dá com a utilização correta dos dedos polegar e médio.
_ Exercícios de cortar sem material algum:  efetuar cortes imaginários sem material. A finalidade é conseguir elasticidade nos movimentos digitais de flexão e extensão para que sejam sucessivos e coordenados e permitam logo o seu manejo correto.
_Manejo da tesoura:   Corte em franja ao redor de uma folha de papel, sem desenho prévio. Para um corte correto (explicar ao aluno) o papel deverá ser sustentado firmemente, enquanto a mão contrária se move dirigindo a tesoura.


Corte em franja em tira de papel: nos extremos:

Em todo o comprimento:

Esta atividade pode ser complementada com exercícios de colagem em montagem de painéis, murais e outros trabalhos.
-Recorte de linhas desenhadas.
Nesse ponto o exercício adquire um caráter de complexidade. Serão linhas retas com uma separação entre uma e outra e uma marca final indicará retas com uma separação entre uma e outra e uma marca final indicará até onde deverá chegar o corte, o qual constitui por si só, um exercício de inibição de movimentos e ajudará a conseguir o controle voluntário na atividade viso-motora.


É conveniente colocar data nos trabalhos, pois assim se controlará o progresso da criança. Estes exercícios dever ser diários para conseguir-se o aperfeiçoamento da atividade.
-Recorte de tiras largas e compridas, usando diferentes cores que servirão para confeccionar variados enfeites: barras decorativas usando duas ou mais tiras de cores alternadas, cocar de índio, etc.:
-Obter formas geométricas partindo das tiras
a) quadrados ou retângulos.
b) triângulos (depois de obter o quadrado)



-Recorte de forma geométricas retilíneas variadas. - O corte correto nesta etapa é a resposta motriz adequada que representa uma perfeita coordenação que descansa sobre o freio inibitório dos movimentos. A altura destas formas não será menos que 6cm, pois o tamanho amplo facilitará o domínio da curva e a dimensão diminuirá com o aperfeiçoamento do recorte, chegando a círculos pequenos e linhas em ziquezague. 


- Combinação de tiras e formas geométricas em vários tamanhos em aplicações de valor decorativo e frisos. Ex.: casas - Cortar cada porta separadamente, integrando a cena de um desenho.


- Recorte de círculos, meio círculos e um quarto de círculos; interagir com eles aplicações de valor estético.

 -Recorte em linhas curvas.
 -Recorte em linhas quebradas.
 -Recorte em figuras com linhas curvas e quebradas. 
Ex.:

-Recorte de figuras em revistas para montagem em papel ou para murais e painéis.

Superadas estas etapas, a precisão obtida se exercitará com a variação de materiais que servirão para complementar os trabalhos manuais do grupo a que a criança pertence: recorte em feltro, tecidos variados, plásticos resistentes, etc.; que poderão ser utilizados a partir deste momento para combinar com outras atividades.

Esse projeto foi retirado de uma apostila que se encontrava em meus materiais. Foi  um curso oferecido em Belo Horizonte pela Supervisora pedagógica: Maria Inês Bizzotto Soares. 
Tenham dias felizes e abençoados!!!
Bjokas...da Bia!!!

Pequenos Grandes Pensantes


28 comentários:

  1. Que bom te ver bem e que assim cada vez mais seja! Esse trabalho, bem mostrado, pode ajudar muitas professoras, educadoras ou famílias cujas crianças tenham dificuldades com o manejo! bjs, chica

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  2. Excelente post!!! Perfeito! Com certeza ajudara a familia e educadores que tenham criancas nessa faixa etaria!!! Parabens!!
    Bjs e otima semana!

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  3. Boa tare amiga!
    Post muito legal, Criativo!
    Uma linda semana para voce!
    Abraço amigo
    Maria Alice!

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  4. Adorei, se eu ainda estivesse na ativa, rs, levaria para as outras professoras, muito bom mesmo. Bom quem sabe usarei com os netos, kkk, quem sabe um dia...
    Beijos

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  5. Olá,Boa noite, amiga Bia
    Sim,Na paz do senhor! Deus te Abençoe!
    ...sim, não sou profissional da área, nem tenho + crianças pequenas, mas li atentamente cada exercício e passos ...é verdade, as crianças pequenas , ainda, estão desenvolvendo a coordenação motora, e essas atividades envolve tanto a exploraç ão tátil como a estruturação de formas e suas combinaç ões, sendo um excelente elemento de c riatividade, levando- a a perceber, compreender e sentir em seu intimo a essencia da atividade...O importante, nessa idade, não é a arte final, mas o fazer, manusear com as duas mãos, aprender a utilizar os objetos,tesouras, materiais...
    Muito boa postagem...parabéns!
    Obrigado pelo carinho,bela continuação da semana,beijos!

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  6. Gostei muito desse projeto! Parabéns Bia por nos ajudar sempre!
    bjus minha linda amiga

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  7. A amizade é magia sem fronteiras
    que nos une tantas amizades tantos amores,
    num lugar infinito e silencioso,
    palavras, email trocados ,gestos de carinho
    promessa de amizades e de amores eternos.
    Quantas vezes sorrimos ,quantas vezes choramos,
    outras quase morremos de saudades
    sem nunca termos trocado um único olhar.
    Beijos no seu coração.
    Evanir.

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  8. Que buen proyecto para madres y educadoras ! Que tenga una buena semana
    Besos

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  9. Maravilhoso post de grande ajuda para educadores,Uma maravilhosa semaninha ,bjs.

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  10. Entrar no seu blog é para mim uma viagem ao jardins da infância, e como gosto desta viagem , abração

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  11. Oi tia vim te visitar achei o post útil, mais isso só quando eu estiver na escola, mas aquele recadinho final de um bebê olhando no espelho eu amei !
    E sim todas as manhãs nos é dada uma nova chance. Eu tbm tenho tudo pra ser feliz. Parabéns pelo post.

    Bjsss

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  12. Beatriz,esse projeto está bem detalhado. Adoro dar esse tipo de atividade para as crianças e elas adoram fazer tb! bjs,

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  13. Bom dia, Bia!
    Essas apostilas antigas que guardamos têm tanto material bom que acho que fica muito difícil "jogar fora". Tenho bastante material antigo também e apesar de não estar trabalhando mais na área, alguns doei para bibliotecas e escolas na esperança de que sejam usados.
    Como sempre, sua postagem está riquíssima em detalhes e ainda sou adepta das consultas e utilização de técnicas antigas de trabalho na educação.
    Eu adorava recortar e seus desenhos me lembraram aquela época...
    Abração e lindo dia.

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  14. Olá, Bia !

    Como profissional de Educação não posso deixar de me interessar - embora já aposentada .- pelo tema..e por isso , e por sua simpatia, gosto de visitar seu blogue.

    Bem haja e deixo um grande abraço para si e beijinhos aos seus filhos

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  15. Oi Bia
    como é bom te ver assim animadinha com os novos projetos escolares! a turminha da escola está com saudades suas!
    Desejo um feliz retorno !
    e essas atividades auxiliam muito no planejamento das aulinhas !
    parabéns pela escolha!
    bjosZizi

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  16. Boa noite Beatriz,
    Belos post e projeto, muito bem explicadinho para quem como você trabalha com os pequeninos.Me senti criança lendo seus post. Adorei!
    Beijos com carinho e fica com Deus.
    Marilene

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  17. Que trabalhão menina !!
    Só vc mesmo, tão caprichosa e dedicada !!

    Sempre disposta a ensinar !!!
    Adoroooooooooo !!!

    Bjus 1000 querida e um delicioso finde !!

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  18. Oi querida, vamos brincar? Indiquei seu blog para ganhar o selo Premiação Blog The Cracking Chrispmouse Bloggywog Award! Vai lá buscar, estou te aguardando, fique com Deus.

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  19. Oi querida, que lindo projeto, adorei!
    Beijos e tenha um ótimo final de semana!

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  20. Oi, Beatriz!
    Muito bacana você compartilhar esse material. Não sou da área, mas vou indicar para a minha sobrinha que tem uma escola infantil e é uma pessoa muito interessada.
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

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  21. Beatriz, muito legal seu projeto!
    as dicas para as crianças são ótimas, elas vão amar mesmo!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

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  22. Olá Beatriz!
    Que belo projeto!!!Não tenho filhos,mas quero guardar com muito carinho,
    obrigada pela partilha!Amei sua doce visita,seja sempre bem vinda!Uma
    maravilhosa e abençoada semana,fique com Deus.
    Beijos

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  23. Querida amiga bom dia hoje vim só para lhe desejar uma linda semana para você!
    abraço amigo!
    Maria Alice

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  24. Oi Bia,
    Gostei das atividades com e sem tesoura.
    me fez lembrar algumas atividades que fazia na pré escola.

    P.S.: Obrigada por suas palavras de apoio lá no blog.
    Bjs.

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  25. Oi Bia, muito bom vim aqui e ver o trabalhar de Deus em tua vida
    Que Ele continue te abençoando sempre. Parabéns pelo poster. Muito útil. Estou ausente do blog, com muitas tarefas por causa da mudança, (separei um minutinho para vim aqui rapidinho) te mandei um email. Vc recebeu? me responde pelo email tá? Bjs

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    Respostas
    1. Boa noite amiga Nal! ♡
      Já respondi...os presentes estão a caminho.
      Espero que goste ♡
      Bjokas da Bia! ♡

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  26. Muito participei dos temas dos meus filhos em exercícios como estes.
    É bom demais.

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░░░(¯`:´¯)░Obrigada por
░░(¯ `•.\/.•´¯)░░░⋰⋰Participar e
░(¯ `•.(۞).•´¯)░(¯`:´¯) Volte Sempre!
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¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Bjokas...da Bia!!!

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